Comunicação ambiental em rede

Um dos objetivos do LICA é estimular a articulação em rede de pesquisadores interessados em temáticas relacionadas à interação entre comunicação e meio ambiente, visando à consolidação desse campo de estudos. Abaixo, um ponto de partida.

Grupos de pesquisa do CNPQ relacionados a comunicação ambiental

(por ano de criação)

Jornalismo Ambiental (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, 2008) – O grupo tem por objetivo realizar estudos que venham a contribuir para a constituição de um referencial teórico para o jornalismo ambiental. O caminho que pretende seguir aglutina os estudos da Teoria do Jornalismo, especialmente no campo da ética e da função social do jornalismo na construção da cidadania, com os paradigmas Sistêmico e da Ecologia Profunda, e a corrente teórica ecossocial sobre sustentabilidade. Em síntese, os estudos pretendem incorporar um novo olhar ao jornalismo, que contemple a sustentabilidade da vida no Planeta, a solidariedade, a justiça social e a construção da paz.

Comunicação, Cultura e Sociedade
(Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador – FTC-BA, 2008) - Através da linha de pesquisa “Cultura e meio ambiente”, visa estudar as relações entre entre o meio ambiente e a cultura, enfatizando como a cultura trabalha a divulgação sobre meio e ambiente e a educação ambiental.

Preserv-Ação: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Ciência e Meio Ambiente
(Universidade Federal do Pará - UFPA, 2007) - Dedica-se a estudos e pesquisas voltados para a inter-relação entre comunicação, ciência e meio ambiente, dada a sua inserção no curso de Comunicação Social da UFPA e na região Amazônica. As principais repercussões do trabalho do grupo podem ser observadas na própria formação acadêmica dos alunos participantes do GP e demais membros, com o incentivo à produção de artigos científicos, peças radiofônicas e atividades relacionadas às áreas de interesse da pesquisa. Trata-se, portanto, de um espaço para reflexão crítica e debate sobre a produção midiática e sobre as estratégias institucionais de comunicação voltadas para ciência e meio ambiente (com ênfase na Amazônia).

Amazônia, Jornalismo e Comunicação
(Universidade Federal do Acre – UFAC, 2007) - A linha de pesquisa “Comunicação e meio ambiente” do Amajor visa estudar a cobertura da imprensa para a questão ambiental na Amazônia, e propor alternativas à atual cobertura da imprensa, com o objetivo de contribuir para o equilíbrio das discussões sobre essa temática na região (ver www.narrativasdafloresta.blogspot.com).

NERP - Núcleo de Estudos em Relações Públicas
(Universidade Federal do Amazonas UFAM, 2007) - Apesar de não atualizado há mais de um ano, o grupo tem como líder uma mestre em Ciências Ambientais e Sustentabilidade na Amazônia, com atuação nas linhas de pesquisa “Comunicação Ambiental” e “Planejamento e Gestão Ambiental”.

Lacosa - Laboratório de Comunicação Social Aplicada
(Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, 2007) - Elegendo a pesquisação como método teórico-conceitual e estratégia organizacional, o laboratório busca desdobrar os esquemas epistemológicos experimetados por seus membros em produtos sociais e ações mobilizadoras. (...) Assim, paralelamente à programação regular de estudo e pesquisa em torno de questões de relevância teórica e interesse público, como comunicação ambiental, comunitária, cidadã e étnica, novas tecnologias, webativismo, teatro de rua, espaço urbano, mídia transnacional etc; o grupo vem traduzindo suas investigações teóricas e construtos reflexivos em realizações e eventos. (ver mais em http://lacosa-ufrj.blogspot.com )

Ambiente e sociedade
(Universidade de São Paulo – USP, 2006) - Reunidos na área de Sociedade e Ambiente do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada da ESALQ/USP, parte dos pesquisadores deste grupo atua na linha de pesquisa “Comunicação, Educação e Ambiente”, que desenvolve o projeto de pesquisa Observatório de Midia e Ambiente (2008/2012), visando monitorar a cobertura das questões ambientais por alguns veículos de comunicação brasileiros.

Comunicação, Sociedade e Meio Ambiente
(Universidade Federal de Tocantins – UFT, 2006) - Tem como proposta de trabalho desenvolver estudos acerca do tema comunicação, sociedade e meio ambiente repercutindo também as investigações oriundas do curso de Pós-graduação lato sensu de mesmo nome, concentradas nas linhas de pesquisa “Jornalismo ambiental” e “Educomunicação”.

Práticas Ambientais e Redes Sociais
(Centro Universitário Univates – Lajeado-RS, 2006) - De abordagem interdisciplinar, este grupo tem como objetivo compreender os processos que envolvem a constituição da rede socioeconômica organizada em torno dos resíduos sólidos, investigando as representações sociais e as práticas ambientais dos envolvidos, a fim de contribuir nas estratégias de ações de comunicação para a educação ambiental que possam sensibilizar os atores dos campos sociais envolvidos na pesquisa para práticas culturais sustentáveis no seu cotidiano, considerando as especificidades nas formas de movimentar as diferentes dimensões do saber ambiental nos diversos contextos, o que aponta para contribuições na área da sociologia da comunicação ambiental.

Midias Ambientais
(Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, 2005) - O grupo contribui para o processo de implantação do curso de mestrado em Comunicação da UFMS, que definiu como eixo programático "Comunicação e Cultura Regional", e para a implantação do Núcleo de Jornalismo Científico do MS, tendo como linhas de pesquisa “Comunicação Científica e Ambiental” e “Jornalismo ambiental na Web”.

Grupo de Estudos sobre Empreendedorismo e Desenvolvimento Socioambiental
(PUC-MG, 2005, atualmente na Universidade Federal de São João Del Rey - UFSJ) - O grupo articula abordagens da comunicação com questões socioambientais rurais e regionais. Parte do grupo atua na linha de pesquisa “Comunicação, Questões Ambientais e Redes Locais” e desenvolve estudo sobre percepção sócioambiental da população do entorno do Parque Nacional da Serra da Canastra e da RPPN do Santuário do Caraça.

Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem
(Universidade Federal de Goiás – UFG, 2002) - Através de suas linhas de pesquisa – entre as quais uma sobre o debate ambiental na Comunicação – o NPTI instrumentaliza o debate e a produção do audiovisual com trabalhos que possibilitam uma compreensão das novas tecnologias no campo da imagem fixa (fotográfica) e em movimento (eletrônica e cinematográfica), bem como repensa o espaço da imagem de síntese. Nesse aspecto, a pesquisa do Núcleo está comprometida com interação de conhecimentos transdisciplinares que, sintonizados com os fenômenos sociais e culturais, permite a análise dos meios de comunicação permeados pela imagem.

Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação Social
(Universidade Federal do Amazonas - UFAM, 1993) - O grupo desenvolve pesquisa intitulada "Análise do Discurso sobre Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente nos jornais de Manaus", cujo objetivo é elaborar cenários sobre espaço, tratamento e contexto em que se inserem a construção da formação/informação dos temas mencionados. O projeto busca viabilizar diagnóstico e prognósticos/estudos na Amazônia a partir de uma análise mais detalhada e crítica do discurso da mídia a respeito de tecnologia, ciência e temas ambientais.