Programação EICA 2017

Atividades, mesas temáticas e apresentação de trabalhos


ABERTURA

5 de junho de 2017 (segunda-feira): Dia Mundial do Meio Ambiente

Local: Auditório da Reitoria da UFS/Campus São Cristóvão

TARDE
  • 15h: início do credenciamento dos participantes;
  • 15h às 17h: Mostra de cinema ambiental (Curadoria: Jean Cerqueira e Suyene Correia)
NOITE
  • 18h: Abertura oficial
  • 18h30: Conferência inaugural:
Comunicação, meio ambiente e transformação social no antropoceno

Conferencista convidada: Anabela Simões Carvalho (por videoconferência)*


Doutora pela University College of London, professora do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho (Portugal), há mais de dez anos desenvolve pesquisas sobre os discursos e as representações sociais acerca das alterações climáticas e sobre comunicação e engajamento político com as questões ambientais, a partir das quais organizou o livro As alterações climáticas, os media e os cidadãos. É co-fundadora da Seção de Ciências, Comunicação e Meio Ambiente da European Communication Research and Education Association (Ecrea), da qual foi presidente (2007-2010) e vice-presidente (2010 e 2014); membro-fundadora da International Environmental Communication Association (IECA), cujo Conselho de Administração (Board) integrou entre 2011 e 2015; e participa dos projetos internacionais Compon e Resclima.

* A participação não-presencial da conferencista se deve ao fato de ter havido alteração na data do Encontro para a qual ela foi originalmente convidada e havia aceito. A alteração deveu-se à demora da Capes para divulgação do resultado do edital que forneceu os recursos que viabilizaram esta terceira edição do EICA.

____________________________________________________

6 de junho de 2017 (terça-feira)


Local: a divulgar/Campus da UFS em São Cristóvão

MANHÃ
9h – Mesa temática 1:
Comunicação de riscos e populações vulneráveis
Imagem de abertura do site http://www.paiter.org/
Proposta: A Comunicação de Riscos é um campo interdisciplinar de estudos originalmente desenvolvido em torno de problemas da área de saúde, que vem sendo ampliado para os impactos tecnológicos e socioambientais. No entanto, ainda são poucos os pesquisadores que incluem nessa abordagem as populações vulneráveis a ações sobre o meio ambiente, como as deslocadas por grandes projetos de infraestrutura e de energia; os povos nativos afetados pela exploração das florestas, pela mineração ou pelo agronegócio; e os refugiados climáticos, entre outros. Como ampliar o debate público sobre essa questão?

Palestrantes-convidados:
  • Michele Amorim Becker: jornalista, mestre e doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Prodema-UFS, com estágio sanduíche no Departamento de Comunicação Social da Université du Québec à Trois-Rivières (Canadá), é pós-doutoranda em Comunicação pelo PPDOC-Capes-Fapitec junto ao PPGCOM-UFS, do qual é professora-colaboradora, e vice-líder do LICA;
  • Elizabeth Oliveira: jornalista, doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ), com estágio doutoral na Università Degli Studi di Siena (Itália); mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pelo Programa EICOS, da UFRJ; integra o Grupo de Pesquisa Governança, Ambiente, Políticas Públicas, Inclusão e Sustentabilidade (Gapis); ex-moderadora no Brasil da Rede dos Comunicadores Ambientais da América Latina e do Caribe (RedCalc);
  • Luciano Santos Queiroz- Major do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe. Graduado em Oficial Bombeiro Militar pela Academia Dom Pedro II no Estado do Rio de Janeiro, com pós-graduação em Gerenciamento em Segurança Pública pela Universidade Estadual de Goiás. Realizou curso de constituição de formadores em Defesa Civil pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Atualmente, é gerente técnico do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil.
Obs: Infelizmente o Cacique Almir Narayamoga Suruí, chefe do povo Paiter-Suruí (de Rondônia), teve um problema de saúde emergencial e não poderá participar do EICA. Desejamos seu pronto restabelecimento. 
  • Mediação: Evaldo Becker: doutor em Filosofia pela USP, com período sanduíche na Université Paris IV (Sorbonne), pós-doutor em Filosofia pela Université du Québec à Tróis-Rivières (Canadá), professor do Mestrado em Filosofia e do Prodema-UFS, líder do Grupo de Pesquisa Filosofia e Natureza.

11h – Mesa temática 2

Percepções de risco e vulnerabilidades no meio urbano

Conjunto da Maré - foto: Imagens do Povo/Francisco Valdean

Proposta: A “percepção dos riscos” tem sido tratada, principalmente, como uma questão comportamental que afeta a saúde do trabalhador e como uma atividade técnica que visa reduzir acidentes de trabalho. Mas para esta mesa propõe-se uma visão ampliada de “meio ambiente”, que inclua o ambiente construído no meio urbano e as vulnerabilidades que afetam as pessoas no dia-a-dia das cidades. Como tirar esses riscos da invisibilidade?   
    
Palestrantes-convidados:
  • Zenith Delabrida: psicóloga especializada em Psicologia Ambiental, doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela UNB, com pós-doutorado em Psicologia Ambiental na Universidade de Surrey (Inglaterra), professora de Psicologia Ambiental no Curso de Psicologia da UFS, coordenadora do Laboratório de Testagem e Avaliação Psicológica (Latep) e pesquisadora do LICA; 
  • Zoraide Souza Pessoa: cientista social especializada em Demografia, com doutorado em Ambiente e Sociedade pela Unicamp, professora do Departamento de Gestão de Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no (UFRN), Pesquisadora da Rede Observatório das Metrópoles - Núcleo RM Natal;
  • Timo Bartholl: Graduado em Geografia dos Países em Desenvolvimento com Foco na América Latina pela Universidade Eberhard-Karls de Tübingen (Alemanha), doutor em Geografia pela UFF, professor do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, desde 2008 mora e atua em movimentos sociais de base do Conjunto de Comunidades da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
Mediação:
  • Sonia Aguiar: jornalista, doutora em Comunicação (UFRJ) com pós-doutorado em Geografia Regional pela Universidade Federal Fluminense (UFF), é professora do PPGCOM e do Curso de Jornalismo da UFS, criadora do LICA (2009) e membro-fundadora da International Environmental Communication Association (IECA).
TARDE
__________________________________________________________

7 de junho de 2017 (quarta-feira)


MANHÃ
Local: a divulgar /Campus da UFS em São Cristóvão

9h – Mesa temática 3: 
A comunicação ambiental na prevenção dos riscos 
Foto: http://www.aldeianativa.com.br/

Proposta: Um dos pilares da comunicação de riscos é a ideia de que as pessoas e coletividades têm direito a serem informadas sobre as situações que as deixam vulneráveis e as perdas que podem sofrer em função de alterações que estejam ocorrendo ou podem vir a ocorrer no ambiente em que vivem. Como a comunicação ambiental, especialmente a midiatizada, pode contribuir para a prevenção desses riscos?

Palestrantes-convidados:
  • Cilene Victor da Silva: jornalista, mestre em Comunicação Científica e Tecnológica, doutora em Saúde Pública pela USP, professora de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, foi pesquisadora-visitante do Centro de Percepção de Riscos da Faculdade de Economia de Estocolmo (Suécia) e do Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Münster (Alemanha); criadora e editora da revista Com Ciência Ambiental (1991-1914).
  • Gabriela Marques Di Giulio: jornalista com especialização em Jornalismo Científico, doutora em Ambiente e Sociedade pela Unicamp, com doutorado sanduíche no Institute of Hazard, Risk and Relisience (Durham University, Inglaterra), estágio de pesquisa na Stuttgart University (Alemanha) e pós-doutorado no Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Unicamp); professora do Departamento de Saúde Ambiental da USP; integrante da Rede Ibero-americana de Pesquisa em Ambiente e Sociedade.
  • Jane Mazzarino: jornalista, doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Unisinos, com estágio de doutoramento na Universidade Nova de Lisboa; professora titular do Centro Universitário Univates, nos cursos de graduação em Comunicação Social e no Programa de Pós Graduação Ambiente e Desenvolvimento; coordenadora do projeto de pesquisa-extensão Comunicação, Educação Ambiental e Intervenções (Ceami).
Mediação:
  • Zenith Delabrida: doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela UNB, com pós-doutorado em Psicologia Ambiental na Universidade de Surrey (Inglaterra), professora de Psicologia Ambiental no Curso de Psicologia da UFS e pesquisadora do LICA.

11h – Mesa temática 4:

Imagens que contam e discursos que escondem os riscos 

Fotograma disponível em: http://filmambiente.com/festival/pt/inicio/

Proposta: O cinema ambiental – em suas versões documentário, drama, ficção científica, animação – exibe uma ampla gama de visões da natureza e do meio ambiente construído, que vão do idílico ao trágico, bem como diversas (e controversas) interpretações das relações dos seres humanos com seus ecossistemas. O que revelam e o que escondem essas imagens e narrativas?
Palestrantes-convidados:
  • Jean Fábio Cerqueira: graduado em Ciência da Computação, com mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema-UFS) e doutorado em Comunicação (UFPE), com estágio doutoral na Universidade do Minho (Portugal), sob a supervisão da profa. Anabela Carvalho; professor do Curso em Audiovisual da UFS, com foco em cinema de animação e mídias digitais; professor colaborador do PPGCOM-UFS; coordenador do LICA e do 3º EICA.
  • Suzana Amado: produtora de cinema e vídeo há mais de 30 anos, graduada em Comunicação Social, foi superintendente adjunta de comercialização da Embrafilme, gerente de marketing da Columbia Pictures e ArtFilms, e é criadora, diretora e curadora do Festival Internacional do Audiovisual Ambiental (Filmambiente), sediado no Rio de Janeiro (sexta edição em 2016).
  • Janaína Welle: documentarista e produtora de filmes com temática ambiental, graduada em Ciências Sociais, com mestrado em Multimeios pela Unicamp e em Antropologia Visual pela Universidade de Barcelona (Espanha); especialização em Produção Executiva pela Escola de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños (Cuba); membro do Coletivo Sementeia.
Mediação:
  • Michele Amorim Becker: jornalista, mestre e doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Prodema-UFS, com estágio sanduíche no Departamento de Comunicação Social da Université du Québec à Trois-Rivières (Canadá), pós-doutoranda pelo PPDOC-Capes-Fapitec professora colaboradora do PPGCOM/UFS, vice-líder do LICA.