Sobre o LICA

Saiba mais sobre o LICA:

Objetivos gerais
  1. Mapear o campo da comunicação ambiental no Brasil, e na Região Nordeste em particular, visando identificar temáticas privilegiadas, tendências metodológicas e pesquisadores com produção contínua no campo;
  2. Propor referenciais teóricos, metodológicos e tecnológicos para a configuração e consolidação de um campo de comunicação ambiental focada no desenvolvimento regional sustentável, com ênfase às áreas de jornalismo, audiovisual (broadcasting, web e mídias digitais), e comportamentos de consumo.
  3. Articular uma rede interdisciplinar de pesquisadores interessados na abordagem das interfaces entre mídia e meio ambiente.
Objetivos específicos
  • Realizar pesquisas teóricas, empíricas e aplicadas sobre meio ambiente nas áreas de jornalismo, audiovisual, web e mídias digitais;
  • Estimular a produção colaborativa entre os pesquisadores do LICA e destes com pesquisadores de comunicação ambiental do Nordeste e de outras regiões do país;
  • Estimular a produção colaborativa dos pesquisadores do LICA com pesquisadores da UFS que trabalhem com temáticas ambientais;
  • Estimular a produção de conhecimento em comunicação ambiental no âmbito da graduação (projetos PIBIC e trabalhos de conclusão de curso) e da pós-graduação;
  • Participar de editais de fomento à pesquisa visando agregar bolsistas aos projetos do grupo, bem como, em futuro não muito distante, consolidar o LICA como laboratório de referência no campo da comunicação ambiental no Brasil;
  • Estimular a produção discente de pesquisas empíricas e aplicadas, incluindo projetos de iniciação científica e de conclusão de curso de graduação.
Linhas de pesquisa
  • Práticas midiáticas e produções discursivas sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável

    Envolve investigações sobre a construção de novos habitus baseados na problemática ambiental, considerando os discursos sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável na mídia como elemento constitutivo e estratégico. Abrange aplicações das metodologias de análise do discurso e análise de conteúdos a produções jornalísticas, audiovisuais, hipermídia e animações gráficas que envolvam temáticas ecológicas e socioambientais. Abrange, também, as práticas contra-discursivas empreendidas por movimentos e redes sociais ambientalistas, nas quais têm papel fundamental os “contra-especialistas”.
  • Percepções ambientais na produção audiovisual e digital

    Procura-se discutir a relação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), especificamente as redes e plataformas de produção e distribuição (broadcasting) de vídeos e animações na Web, com as práticas discursivas acerca das questões ambientais. Eventualmente, contrapõem-se as produções de cunho independente e/ou amadora com aquelas produzidas por atores inseridos nos sistemas dominantes da comunicação (mainstream).
Resultados esperados
  • Pesquisas teóricas, empíricas e aplicadas

    Levantamento e avaliação crítica do estado da arte da produção científica em comunicação ambiental, em nível regional, nacional e internacional, a partir da rede de pesquisadores articulada pelo LICA.

    Produção de conhecimento e inovação metodológica que qualifiquem os estudos sobre comunicação ambiental no Brasil, tanto do ponto de vista teórico quanto de resultados práticos advindos de estudos empíricos.
  • Formação de profissionais qualificados

    Sensibilização dos futuros profissionais de Audiovisual, Jornalismo, e Publicidade e Propaganda formados pela UFS para as questões ambientais e suas relações sociais, culturais, políticas e econômicas.

    Mudança nas percepções sobre os dilemas ambientais contemporâneos por parte dos profissionais de Comunicação em Sergipe, em particular, e na região Nordeste como um todo.

    Qualificação de pesquisadores para lidar com as questões ambientais no campo da Comunicação a partir da sua inserção em programas de pós-graduação lato e estrito senso.
  • Produções experimentais

    Aplicações da linguagem jornalística no ambiente das tecnologias digitais de informação e comunicação, incluindo ferramentas wiki, blogs, twitter, Web TV e outras que surjam.

    Narrativas audiovisuais em formato digital para exibição em múltiplos canais (incluindo os de distribuição na Web) tematizadas pelos dilemas socioambientais contemporâneos.

    Criação de campanhas de consumo consciente e socioambientalmente sustentável em diferentes formatos (impresso, audiovisual, animação gráfica, etc)
  • Socialização do conhecimento

    O LICA assume a responsabilidade, desde a sua criação, de socializar continuamente o conhecimento que for produzindo, bem como de tornar públicas, pelo sistema do Creative Commons ou do copy left – conforme o caso – as suas produções experimentais realizadas com apoio de instituições de fomento ou em parceria com organizações públicas e privadas. Além disso, o grupo organizará oficinas de formação e atualização profissional, além de estimular a constituição de redes de pesquisadores em comunicação ambiental, em âmbitos regional e nacional. Uma das primeiras iniciativas nesse sentido foi a realização do 1º Encontro Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (EICA), em abril de 2011, cujos anais estão disponíveis aqui. Veja também a cobertura completa do evento por alunos de jornalismo da UFS.