Quem somos

O LICA é um Grupo de pesquisa e produção experimental criado por professores do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Sergipe em julho de 2009, a partir da convergência de interesses ligados à questão ambiental.

A idéia surgiu da constatação de que a Comunicação Ambiental no Brasil ainda é um campo muito pouco explorado, carente de conceitos, teorias e metodologias adequados à sua multiplicidade de vertentes, como o “jornalismo científico e ambiental”, o “marketing verde”, as “campanhas de consumo consciente” e o “cinema ambiental”. Contudo, levantamentos recentes indicam um crescente interesse por estudos nessa área*.

Em um país que abriga seis biomas bastante diferenciados e ostenta uma das maiores biodiversidades do Planeta, ampliar a produção de conhecimento nesse campo, no contexto dos dilemas ambientais contemporâneos, é de urgência vital. Para a Região Nordeste, detentora de um dos mais ricos e ao mesmo tempo menos conhecidos biomas do mundo – a Caatinga –, conhecimento, informação e comunicação sobre meio ambiente são indissociáveis de qualquer projeto de desenvolvimento regional.

É esse caminho que o LICA pretende trilhar, a partir de um núcleo de pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) cuja proposta é construir uma rede interdisciplinar e interstitucional de comunicação ambiental.

_______________________________