Programação das comunicações orais *
Todas as sessões serão realizadas no andar térreo do Prédio do Departamento de Comunicação Social (DCOS) - ver mapa abaixo!Sessão 1 – Comunicação de riscos socioambientais (14h às 16h: Auditório do DCOS)
Título
|
Autores
|
Instituição
|
Tecnologia e risco em projetos urbanos: comunicação dos riscos socioambientais do Projeto Rios da Gente, em Recife |
Ana
Claudia Batista Souza; Evaldo Becker
|
Prodema-UFS
|
Comunicação como fator de mitigação de riscos na implantação de grandes
empreendimentos
|
Backer
Ribeiro Fernandes; Cristiane Holanda Moraes Paschoin; Milena Candido
Vendrasco
|
ECA-USP
|
A comunicação do risco e não de risco: uma análise da cobertura
do jornal paraense Correio do Tocantins sobre inundações
|
Luciana
Miranda Costa; Juliana Lima dos Santos
|
UFRN/
UFPA
|
Poluição sonora e perturbação do trabalho ou sossego alheiona
Grande Aracaju: a comunicação ambiental das ocorrências
|
Edson
Oliveira da Silva Oliveira da Silva
|
Prodema-UFS
|
O
princípio da precaução e o direito à informação na produção de transgênicos
|
Kátia
Cristina Barreto Ferreira de Oliveira;Michelle Amorim Becker
|
Prodema-UFS
LICA-UFS
|
Sessão 2 – Discursos audiovisuais acerca do meio ambiente (14h às 16h – Estúdio de TV do DCOS)
Título
|
Autores
|
Instituição
|
(Web) Documentário, Interação e Espaço: a
imersão no habitat do OUTRO em Rio de Lama (2016)
|
Luiz PhilipeFassarellaPereira;
|
PPGCOM-UFPE
|
O discurso da
sustentabilidade na série animada “Natureza Sabe Tudo”
|
Jean Cerqueira
|
LICA/PPGCOM-UFS
|
Reapropriações
discursivas dos contradiscursos da mobilidade urbana em São Paulo
|
Nathalia Guimarães Boanova
|
PUC-SP
|
A
construção da legitimidade discursiva a partir da cenografia: uma análise
comparativa de seis documentários sobre a agricultura industrial
|
Priscila Muniz de Medeiros
|
UFAL/
PPGCOM-UFPE
|
Sessão 3 – Meio ambiente no jornalismo (16h às 18h15: Auditório do DCOS)
Título
|
Autores
|
Instituição
|
Agendamento jornalístico da
pauta sobre meio ambiente: elementos para análise
|
Daniel Pereira Brandi
|
PPGCOM-UFS
|
Meio ambiente, expansão imobiliária e jornalismo
|
Luciana Pereira da Silva,Isaltina
Maria de Azevedo Mello Gomes
|
PPGCOM-UFPE
|
A diversidade agroecológica
e a monocultura da mídia: análise do discurso ambiental relacionado à
representação da agroecologia em veículos jornalísticos
|
Raquel Lucena Paiva; Elaine
de Azevedo
|
PPGCS-UFES
|
A Folha de S. Paulo e a crise hídrica
|
Lauro Camargo Neto; Antonio
Ribeiro Almeida Jr.
|
ESALQ-USP
|
O meio ambiente nas páginas
do Cinform: uma análise do território Centro-Sul de Sergipe nos anos de 2008
e 2009
|
Andréia Reis Fontes;
Marília Barbosa dos Santos; Mirian Guedes Nascimento
|
Prodema-UFS
|
A Transposição do Rio São Francisco: entre o
jornalismo convencional e o alternativo
|
Erivaldo Francisco dos
Santos Júnior; Geilson dos Santos Silva
|
PPGCOM-UFS
|
Sessão 4 – Educação ambiental e representações sociais (16h às 18h15: Estúdio de TV do DCOS)
Título
|
Autores
|
Instituição
|
Práticas educativas de cidadania ambiental para
gestão das águas
|
Laysa da Hora Santos;
Rosana de Oliveira Santos Batista
|
Mest.em
Ciências Ambientais-UFS; Prodema-UFS
|
Educação ambiental na mídia: análise de uma
campanha governamental
|
Andressa Benini Mendes; Antonio Ribeiro de Almeida Jr
|
ESALQ-USP
|
Percepção ambiental de
estudantes e a chegada de uma estação de tratamento de esgotos em bairro de
zona de proteção ambiental: por que falar sobre relações pessoa-ambiente?
|
Lorena Macêdo A.N. de
Oliveira; Larissa Maria Menezes Costa;Gleice Azambuja Elali
|
UFRN
|
As contribuições da
Educomunicação para o fortalecimento de comunidades tradicionais pesqueiras
nas áreas de abrangência do Programa de Educação Ambiental com Comunidades
Costeiras (PEAC)
|
Priscila de Souza Viana
|
PPGA-UFS/
PEAC
|
O uso da cartografia social
como instrumento de gestão,
participação e desenvolvimento local em comunidades rurais de Sergipe
|
Haiane Pessoa da Silva;
Flávia Regina Sobral Feitosa; Flávia de Ávila; Zenith Delabrida;
Thieres Janderson Santos
|
Prodema-UFS;
PPG
Direito-UFS; Psicologia-UFS
|
* Em
cada sessão, até 18 min para apresentação por trabalho e 20 min para debates
Em breve divulgaremos aqui o link para o e-book dos Anais do 3º EICA.