Conferência de abertura confronta “economia verde” e “direitos da natureza”

“Natureza, ‘economia verde’ e justiça ambiental: dilemas contemporâneos” é o tema da conferência que será proferida pelo economista equatoriano Alberto Acosta nesta segunda-feira, 27, logo após a cerimônia de abertura do 2º Encontro Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (EICA). Professor e pesquisador da FLACSO – Faculdad Latinoamericana de Ciencias Sociales, crítico do neoliberalismo, Acosta defende o conceito de “bem viver” e os direitos da natureza, que o Equador foi o primeiro país a reconhecer constitucionalmente.

A solenidade de abertura e a conferência inaugural do 2º EICA serão realizadas no Teatro do Colégio Módulo, localizado na Praça Guadalupe Amado Mendonça, nº 247, bairro Inácio Barbosa - Aracaju. Veja como chegar.


As demais atividades do Encontro acontecerão no Campus de São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe (UFS): as mesas temáticas no Auditório da Reitoria, nos dias 28 e 29, das 9h às 12h30, e as sessões de comunicações orais nos mesmos dias, de 14h às 18h, nas salas de aula de números 109 a 113 do prédio da Didática 4.

O 2º Encontro Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (EICA) é uma iniciativa do Laboratório Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (LICA), em parceria com o Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFS e apoio financeiro da Fapitec-SE - Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe.

Veja a programação completa.

Trabalhos que serão apresentados estão disponíveis nos Anais online 


Pesquisadores de 16 estados brasileiros, além do Distrito Federal e de Sergipe, vão participar das dez sessões de comunicação oral do 2º Encontro Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (EICA), nas tardes dos dias 28 e 29 de maio, na Universidade Federal de Sergipe.

Os 49 trabalhos selecionados por um Conselho Científico formado por professores doutores de todas as regiões do Brasil, bem como de Portugal e da Colômbia, abrangem temáticas variadas, que vão das controvérsias científicas sobre aquecimento global e mudanças climáticas à abordagem ecocrítica no cinema ambiental; da comunicação de riscos socioambientais ao ativismo político-ambiental e contra-agendamento midiático, entre outros.

Além de artigos científicos, as sessões de comunicação oral do 2º EICA incluem relatos de experiências em comunicação ambiental, como a do Programa de Educação Ambiental em Comunidades Costeiras da bacia petrolífera de Sergipe e Alagoas (PEAC-UFS); a do Boletim Territorial Madeira-Mamoré, em Rondônia; a do projeto Ambiente Legal, em São Paulo; ou a da campanha para redução do uso de sacolas plásticas no Mercado Albano Franco, em Aracaju.


Confira a programação das sessões e a íntegra dos trabalhos nos Anais online


Inscrições estão encerradas

Conforme amplamente divulgado com antecedência, a inscrições para o 2º EICA terminaram no último dia 24 de maio. Não haverá inscrições no local. Mas conferência de abertura e as mesas temáticas serão abertas ao público interessado.