Sobre o EICA


O que é o EICA

As recentes catástrofes de origem climática no Brasil e em outras partes do mundo deixam claro que a relação sociedade-natureza vem passando por um processo crítico, que nos obriga a repensar o meio ambiente não apenas como meio natural, mas também como o ambiente construído, frutos de complexas relações desenvolvidas ao longo do tempo e dos espaços. Nesse contexto, o papel da informação, da comunicação, da cultura e da mídia assume um lugar crucial, que ainda carece de muita reflexão e ação. É nesse sentido que o 2° Encontro Interdisciplinar de Comunicação Ambiental espera reunir professores, pesquisadores, profissionais e estudantes interessados em debater e apontar caminhos para os dilemas socioambientais contemporâneos.

Comunicação ambiental

A comunicação ambiental é um campo de estudos e práticas que vem se consolidando nos últimos anos, a partir da percepção crescente de que nossa compreensão sobre a natureza e nosso comportamento em relação ao meio ambiente depende não apenas das ciências que buscam explicações, como também do debate público, das representações na mídia e das mais diversas intervenções discursivas envolvendo meios de comunicação.
Como campo de conhecimento, a comunicação ambiental converge estudos multidisciplinares produzidos de forma esparsa desde a década de 1970 e que vêm se ampliando nos últimos 20 anos. Como campo de práticas, configura-se desde os anos 1990 a partir do jornalismo ambiental e da comunicação alternativa dos movimentos, ONGs e redes ambientalistas e, mais recentemente, das táticas do chamado “marketing verde”, das ações de “responsabilidade socioambiental” de empresas e governos, e de uma crescente produção em cinema e vídeo com foco no meio ambiente.
Esse aumento da demanda de informação e comunicação sobre meio ambiente está diretamente relacionado às mudanças nas percepções sobre o mundo natural e às novas relações sociedade-natureza que configuram o dilema ambiental contemporâneo. Limites, escassez, degradação, esgotamento, riscos, mudanças climáticas, efeito estufa, sustentabilidade, “economia verde”, “tecnologias limpas”, ecodesign, ecocrítica, ecofeminismo são alguns termos que passaram a integrar o vocabulário corrente das conversas, do debate público, das práticas e estudos. Mas ainda há muitas perguntas sem respostas e outras tantas indagações a serem feitas.
Sobre o 1º EICA
Com uma abordagem singular, o EICA chega à sua segunda edição cumprindo a proposta de periodicidade bienal e ampliando sua abrangência de nacional para internacional, com foco prioritário na América Latina.  O evento respalda-se também nas pesquisas acumuladas pelos seus organizadores, nos últimos dois anos, e pelo recém-criado Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que inclui em sua grade curricular a disciplina “Comunicação Ambiental”, inédita nos mestrados da Região Nordeste.
O 1º Encontro, realizado em abril de 2011, teve 110 inscritos de 15 cidades brasileiras, e surpreendeu os organizadores e participantes, pela qualidade das apresentações, dos debates e das pesquisas divulgadas nas comunicações orais. Foram quase 40 trabalhos aprovados por um Conselho Científico de âmbito nacional e nove palestrantes de outros estados, assistidos por um público médio de mais de 100 pessoas em cada mesa temática, já que as atividades do Encontro foram franqueadas também a ouvintes não-inscritos (mas que não tiveram direito a certificados). 
Durante as mesas temáticas, foram apresentados resultados de estudos altamente relevantes em temas que relacionam meio ambiente, comunicação, educação e desenvolvimento local. O caráter nacional do evento, por sua vez, foi garantido também pela configuração do Conselho Científico, formado por dez professores doutores de diferentes áreas de conhecimento, dos quais seis de outras universidades federais de quatro regiões do país (exceto a Norte).
Destaque-se, ainda, a parceria do Laboratório Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (LICA) com o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema-UFS), que não só contribuiu para qualificar o Encontro como um evento de pesquisa, como ratificou o seu caráter interdisciplinar.
O resultado dessa primeira experiência pode ser conferido nos Anais do EICA (http://licaufs.blogspot.com/p/anais-eica-2011.html) e na cobertura do evento realizada por alunos de jornalismo da UFS (http://contextoreportera.blogspot.com/).

Veja os trabalhos publicados nos Anais do EICA 

Saiba mais:
               ·     Organizadores
               ·     Programação
               ·      Apresentação de trabalhos
               ·   Inscrições
               ·     Informações úteis
Dúvidas e outras informaçõeseica2013.ufs@gmail.com